Quem tem medo da poesia?

The Starry Night, by Van Gogh



Não fujas da poesia. Não a entendas mal. A poesia assusta a muitos, mas ela, mais do que todas as formas literárias, almeja ser cortejada. O segredo da poesia só se revela na convivência.

Sê paciente com a poesia. Ela talvez pareça ser moça difícil e arredia, mas no fundo guarda tesouros encantadores. Vença tua amargura com as palavras difíceis, porque as palavras servem para ser conhecidas, não temidas: não há prazer maior com a linguagem do que chegar a poder dizer algo com palavras novas, até então desconhecidas, e assim chegar a conhecer melhor a vida ao redor, também a vida que trazemos em nós.

A poesia é vida.

Comece por vencer o teu desprazer na leitura com uma poesia por semana. Pare e sinta o frescor das palavras, sinta o gosto dos versos. Não é necessário ter pressa. Uma por semana, é bom começo. Detêm-te a cada dia de novo naquele poema que escolheste para te abrir uma janela. Isso mesmo, a poesia abre uma janela para que tu vejas a riqueza que por vezes se esconde entre o nascer e o pôr do sol, que insistes em não ver porque estás atarefado com as intempéries do dia a dia.

Não temas se os versos ou as palavras te parecerem tristes, ou por demais felizes, ou obscuros a não mais poder. Toda poesia tem seu tom, o seu charme, o seu mundo próprio. Conhecer uma poesia é conhecer um mundo novo, um mundo outro que é o mesmo que há cotidianamente, mas insistimos em ocultá-lo de nosso olhar.

Veja que não precisas de muito para compreender a poesia. Basta que abras a janela e deixes o aroma das folhas, a cantoria dos pássaros adentrar; basta que não ocultes de ti a beleza que há no mundo, mas também a maldade e a guerra. Sê fiel ao que vês e ao que sentes. Isso dará o tom da tua leitura, da tua intimidade com os versos e com as palavras.

No final, verás que algo em ti não é mais o mesmo. Verás que uma parte do mundo brilhou em ti, ainda que só tenhas lido obscuridades. A beleza do mundo supera tudo. Poesia é beleza traduzida em palavras, e o que ganhamos ao ouvi-la é nos transfigurarmos para chegar a ser um pouco mais belo do que éramos. Sê paciente e ouve, até que na leitura escutes a silenciosa voz da beleza.



Comentários

Mais lidas