Projeto de Leitura 2018 Concluído - Sonetos de Camões



Hoje concluí a leitura dos sonetos atribuídos a Camões. Foi um projeto que me convidei a fazer pelo início do ano, um soneto cada dia, meditando e apreciando a alma e a mensagem desse guerreiro das palavras.

Devo dizer que a experiência foi surpreendente. Sempre tomei Camões por um poeta arcaico e sem paixão, e quando li seu Os Lusíadas desfiz muito dessa atmosfera negativa que me ronda o seu nome. Vi ali um poeta de gênio. Em todos os sentidos. Era uma felicidade ouvir o português elevando-se ao universo épico do que há de melhor na poesia de todos os tempos.

Com seus sonetos, descobri sua paixão. O homem por trás da fama e do tom elevado de sua magna obra. Seus sonetos são um tour de force pelo que há de mais intenso e sofredor na maneira pela qual a vida se mostra aos sentidos e aos sentimentos.

Dizê-lo apaixonado é pouco. Camões fez desabrochar toda uma lírica para tornar seu sofrimento um símbolo de beleza e um convite ao apreço por sua melodia. Fala-se quase sempre de uma dama fria e que o despreza, que se impõe altiva e impassível aos seus galanteios. A loucura do amor é fogo que arde sem se ver. E mesmo que a dama o consuma pelo sofrimento da rejeição e do descaso, ele não pode se abandonar à tristeza de não transformar tudo o que tem em versos: porque é tamanha bem-aventurança/o dar-vos quanto tenho e quanto posso.

Embora a maior parte de sua lírica se componha de sofrimentos e de louvores ao amor por uma mulher, a alma do poeta não tarde em padecer de outros sofrimentos, como o da guerra, da vaidade e da mentira. De sua pena despontam ainda louvores tantos às Ninfas, aos deuses e ao seu povo, que seu leitor não pode deixar de lembrar sua grande obra, aqui sentida e ressentida em detalhes, como só o soneto é capaz de condensar de maneira fulgurante.

Se, como ele diz, transforma-se o amador na coisa amada, seu amor pela poesia como a expressão máxima do oceano extenso e violento que é a alma humana torna-o pura poesia. Para nós, seus leitores, será sempre uma grata surpresa reencontrá-lo apaixonado, extasiado, fulgurante, como deve ser e se tornar os melhores poetas.

Anexos:


Comentários

Mais lidas