O que esperar de nossas resenhas?



Existe uma demanda crescente – vinda de um público interessado cada vez mais em conhecer o universo dos livros  por informações de qualidade e com coerência acerca do que ler. Sobretudo em nossos dias, vemos uma avalanche de novos títulos que não raro constrange o leitor a escolher sua leitura pela capa, pelo comercial, por um ou outro livro da moda, e mais raramente, essa sugestão pode vir por algum comentário em vídeo ou em texto encontrado na internet, por algum grupo de leitura (que hoje em dia são escassos) ou indicação de professores, sem contar aqueles conhecidos a partir do desejo do leitor em folhear revistas e sites em busca de novidades, além de um passeio feliz a alguma livraria de qualidade ou sebos.


Naturalmente, tudo isso possui como efeito um acaso difícil de prever ou controlar, e são exceções os que alcançam boas leituras por esses meios. A melhor saída para quem deseja encontrar, a meu ver, o que vale a pena ser lido está, sem dúvidas, na opinião da crítica literária. Um bom crítico literário pode servir não só como testemunho de um grande livro a ser lido, mas também muitas vezes ele se torna o caminho que melhor auxilia o leitor iniciante no universo da literatura. Se há um modo de se fazer boas escolhas com relação ao que ler, a crítica literária é das mais indicadas. Não por acaso, nosso maior dos escritores, Machado de Assis, ao lidar com o problema da falta de grandes obras literárias surgidas no Brasil de seu tempo, vaticinou em seu ensaio O ideal do crítico:


Quereis mudar esta situação aflitiva? Estabelecei a crítica, mas a crítica fecunda, e não a estéril, que nos aborrece e nos mata, que não reflete nem discute, que abate por capricho ou levanta por vaidade; estabelecei a crítica pensadora, sincera, perseverante, elevada, — será esse o meio de reerguer os ânimos, promover os estímulos, guiar os estreantes, corrigir os talentos feitos; condenai o ódio, a camaradagem e a indiferença, — essas três chagas da crítica de hoje, — ponde em lugar deles, a sinceridade, a solicitude e a justiça, — é só assim que teremos uma grande literatura.


Por esse motivo, nossas resenhas não estão interessadas em dar notícias como biografia do autor, enredo da obra e análises de tradução e de pormenores estilísticos dos livros que serão aqui indicados. Quaisquer informações desse tipo são muito facilmente encontradas na internet. Nosso intento está, antes, em tornar possível uma releitura das obras, quer dizer, apresentar uma resenha que mostre as potencialidades e qualidades do livro a partir de sua profundidade, com nosso olhar direcionado ao ganho intelectual e humano que podemos ter com essas obras. Por certo, as resenhas que postamos não se limitam a dizer o que quase todo mundo já sabe, e sim a dizer o que ficou por vezes não dito, a fim de mostrar ao leitor uma forma mais proveitosa e apaixonante de ler e de se educar pela leitura  quem sabe, inclusive, de despertar o desejo de alguns para começar a escrever.


Esperamos que nosso esforço seja não só válido para aprofundar questões humanas fundamentais, como também de algum proveito, na indicações de livros, aos apreciadores e amantes da leitura. Convidamos a todos a conhecerem nosso acervo de Resenhas e a nos deixarem seus comentários sobre sua leitura, sobre o que acharam da obra ou de novas leituras. A troca e o diálogo são fundamentais para estabelecer os laços culturais que formam uma sociedade de leitores.


Comentários

Mais lidas