Etapas de uma boa Leitura



Alguém já disse, muito sagazmente, que ler é receber comunicação, e fica clara a importância da leitura antes de qualquer outra atividade que exija conhecimento, visto que, sem ela, não se pode obter informações adequadas.


Nesse sentido, precisamos de um certo número de procedimentos que nos permitam interpretar ou compreender o que representam os símbolos empregados na comunicação textual.


Os pontos que vamos trazer aqui são preciosos para você conseguir ter familiaridade com os textos e realizar uma leitura mais proveitosa. Se quiséssemos resumir em algumas palavras o que significa um texto ou uma obra escrita, poderíamos dizer que todo texto é um tecido de significados (texto possui a mesma raiz latina de textura, tecido) sobre o qual podemos dizer, para que ele esteja bem construído, ter que apresentar três coisas: unidade, coerência e clareza.


Unidade porque o todo da escrita visa a um propósito, que é mostrar o parecer do autor sobre um determinado assunto ou tema; coerência porque as partes que compõem o texto devem estar bem articuladas entre si, como um organismo; clareza porque essa estrutura textual, antes de ser encoberta ou estar oculta, deve ser mostrada claramente ou por meio da sua própria organização, ou pela escolha das palavras adequadas ao que pretende expressar.


Ter em mente a importância desses três aspectos é imprescindível tanto para a escrita quanto para a leitura de textos. Foi o que procurou mostrar o grande pedagogo e filósofo americano Mortimer Adler, autor do livro A arte de ler, um clássico sobre as técnicas de leitura e compreensão de textos. Condensamos aqui um esquema básico de suas etapas para a leitura proveitosa, a ser desenvolvidos mais à frente.


Segundo Alder, toda leitura precisa ser feita em ao menos duas etapas fundamentais:

1. A primeira etapa de uma boa leitura é entender o todo: a obra ou o texto em sua totalidade. Para isso, precisamos obter algumas informações como:

(a) o tipo de texto;
(b) o assunto de que trata o autor;
(c) o que e como ele fala sobre o assunto;
(d) quantas e quais partes o autor divide o texto para poder tratar do assunto.

Feito esse primeiro contato, podemos seguir para o segundo passo.

2. A segunda etapa é entender as partes: depois de haver identificado, na etapa anterior, que partes compõem o texto, precisamos agora analisar cada uma de suas partes, procurando saber:

(a) quais são as palavras mais importantes;
(b) quais são as frases ou sentenças mais importantes;
(c) identificar os argumentos de cada parte a partir das palavras e sentenças mais importantes;
(d) compreender de que modo se articulam os argumentos em relação ao todo proposto.


É possível perceber, pelo que descrevemos, de que maneira as duas etapas estão de acordo, e não se pode dizer ter lido bem um livro ou um texto qualquer se não o entendemos a partir dessas duas perspectivas, a do todo e a das partes.


Muitos leem dessa forma meio que inconscientemente, sem seguir ao certo cada etapa, ainda que alcançando bom resultado ao final. É importante, no entanto, ter consciência desses passos e saber segui-los, porque muitos dos bons resultados que podemos obter entendendo um texto se devem à familiaridade com que lidamos com sua construção textual.

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