A necessidade da literatura


Sem literatura, não há como desenvolver a imaginação ao ponto de compreender outras formas de existência humana diferentes da nossa, e portanto capazes de nos ajudar a compreender a nós mesmos. Sem literatura de raiz, que traduza a essência do existir em toda a sua variedade e profundidade, não há como escapar de ver o outro como estranho, estrangeiro, bárbaro, desejando assim eliminá-lo para o bem da 'sociedade'. É falta de literatura o que se constata na cultura brasileira.


Não adiantam outras formas de arte, que só alcançam a imaginação de modo intuitivo, sem nos oferecer as palavras e os discursos com os quais devemos dizer a nós mesmos como são as coisas; nem adiantam séries e filmes, porque operam menos sobre a imaginação que um livro reconstituído pela mente do leitor.


Ler sempre foi uma atividade de poucos por aqui, algo das classes falantes e de intelectuais. O caso atual é mais grave, porque nem aqueles que deveriam ler estão lendo. A pobreza de imaginação entre nós se materializa em baderna política e em fanatismo de todo tipo.


Que se leia mais, e se discuta menos.

Comentários

Mais lidas